HomeMusculaçãoTreinos com menor intensidade podem ser mais eficazes?

Treinos com menor intensidade podem ser mais eficazes?

Muitas pessoas que praticam musculação pensam que resultados expressivos só aparecem com muito esforço. Por causa disso exageram no número de séries e repetições, o que pode causar lesões e outros problemas. A verdade é que menos é mais, e treinos com menor intensidade podem ser muito mais eficazes. Ficou curioso? Então confira!

A pressa é inimiga da musculação

É muito comum ver nas academias pessoas praticando musculação de forma errada. Séries puxadas e longas, com pesos acima do recomendado e séries que trabalham os mesmos músculos todos os dias. Tudo isso porque elas acham que um resultado mais rápido será percebido a partir de uma sobrecarga corporal.

De acordo com especialistas, no entanto, o treinamento muscular muito pesado não surge efeito positivo sobre o corpo. Isso porque a alta intensidade dos treinos impede os músculos de descansarem e realizarem o processo de crescimento. Além disso, esse hábito pode favorecer a ocorrência de lesões articulares e musculares, assim como outros problemas de postura e sobrecarga.

[newsletter-shortcode]

Treinos com menor intensidade podem ser mais eficazes

Os treinos de musculação devem respeitar o tempo necessário para que os grupos musculares possam descansar. Esse intervalo ideal entre cada série de exercícios varia de acordo com cada pessoa, já que cada um tem um tipo físico, além de limitações e necessidades distintas. Além disso, há um tempo de recuperação no qual é realizada hipertrofia. De forma resumida, ele é o prazo que o músculo se recupera dos esforços aos quais foi exposto por meio do crescimento. Dessa forma, da próxima vez que você o colocar à prova, ele estará mais forte e resistente.

Acontece que esses dois intervalos, entre as séries e os dias de treino, devem ser espaçados o bastante para que o corpo consiga se desenvolver ao invés de se desgastar infinitamente. Por isso, não é recomendado realizar muitas séries e nem malhar o mesmo grupo muscular todos os dias. A recuperação dos músculos é feita em 3 fases: de 30 a 90 segundos entre as séries, de 2 a 4 horas após os exercícios e de 48 a 72 horas após todo o esforço da musculação.

Outros cuidados

Agora que você já entendeu que treinos com menor intensidade podem ser mais eficazes, não pense que apenas deixar de sobrecarregar os seus músculos vai fazer você obter um corpo definido e torneado de forma rápida. Cada corpo tem um processo diferente de trabalho, e isso quer dizer que antes de perceber resultados visíveis será necessário um tempo, além de outros cuidados com a saúde.

A alimentação saudável é uma das principais aliadas da musculação, pois só através dela você pode conseguir nutrientes que vão proporcionar o crescimento muscular. Além disso, o descanso é fundamental. A hipertrofia só acontece durante o sono, já que os músculos precisam de total descanso para “crescerem”. Por isso, além de treinar sem exageros e comer bem, é preciso preservar uma boa noite de sono.

Treinos com menor intensidade podem ser mais eficazes, mas você deve tomar outros cuidados com a saúde para poder ter uma vida mais saudável. Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Comente abaixo.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS