HomeMusculaçãoPode fazer academia menstruada?

Pode fazer academia menstruada?

O período menstrual é um ciclo mensal pelo qual as mulheres passam por uma série de alterações hormonais que desencadeiam também mudanças físicas e emocionais. Muitas mulheres que praticam musculação, no entanto, têm dúvidas quanto à continuidade dos treinos durante a menstruação. Neste post, você entenderá que pode fazer academia menstruada e, além disso, aprenderá a adaptar os treinos às alterações proporcionadas pelo ciclo. Confira!

Pode fazer academia menstruada?

Claro que pode! Apesar de cada mulher ter períodos e fluxos menstruais únicos, geralmente são raros os casos em que elas ficam impossibilitadas de realizar qualquer atividade cotidiana. Seja usando absorventes convencionais, internos ou coletores, é preciso escolher qual te deixa mais confortável e evitar situações extremas como agachamentos e afundos.

Dicas

Respeite os limites do seu corpo. Você pode fazer academia menstruada, mas há dias em que a indisposição impede a realização do treino completo. Não há problema em reduzir o ritmo se for necessário. Além disso, é recomendado usar roupas escuras para evitar situações desconfortáveis.

Adapte os treinos ao seu ciclo menstrual

O ciclo menstrual é um processo no qual acontece várias alterações hormonais no organismo feminino. Elas causam mudanças também na forma com que o corpo funciona e reage aos estímulos, por exemplo. Nesse período, há maior irrigação sanguínea. Aliado à musculação que também aumenta a capacidade cardiorrespiratória, esse fator faz com que mais oxigênio chegue às células do músculo, potencializando os resultados.

Mesmo com toda a complexidade do período menstrual, é possível adaptar o seu treino a esse período para tirar o máximo de proveito da musculação. Confira:

Do 1º ao 6º dia

Os primeiros dias do ciclo fazem com que as mulheres fiquem mais indispostas. Por isso, o treino pode ser realizado com menor intensidade. É importante, no entanto, não deixar de ir à academia. Isso porque a prática de exercícios físicos causa a liberação de endorfina, um hormônio que proporciona a sensação de bem-estar.

Do 7º dia à metade do ciclo

Os níveis de estrogênio começam a aumentar e chegam ao pico no 14º dia do ciclo. Produzido e liberado pelo ovário, esse hormônio tem ação relacionada ao controle da ovulação e ao desenvolvimento de características femininas. Por isso, ele impede que os músculos femininos se desenvolvam e fiquem volumosos como os dos homens. Em níveis maiores, no entanto, você tem o momento ideal para promover hipertrofia e ganhar massa muscular. Por isso, aproveite para treinar mais forte e aumente a carga com a orientação do seu professor ou personal.

Na segunda metade do ciclo

A segunda metade do ciclo menstrual favorece a perda de gordura corporal. Como o ciclo menstrual causa o ganho de peso e a retenção de líquido, é uma ótima fase para você intensificar os treinos cardiorrespiratórios como esteira e spinning.

Essas são as nossas dicas para aumentar a potência e os resultados dos seus treinos durante todo o ciclo menstrual. Você pode fazer academia menstruada, e ainda se sentir bem e saudável durante todo o mês. Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Comente abaixo.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS