HomeAcademiaPilates: O que é e quais são seus benefícios para o corpo

Pilates: O que é e quais são seus benefícios para o corpo

Você sabe o que é o Pilates?  O Pilates é um método de exercícios e alongamentos que utilizam o peso corporal na sua execução, trabalha vários grupos musculares simultaneamente, através de movimentos leves, suaves e contínuos.

A prática surgiu no início do século passado, Joseph Pilates seu criador estudou durante anos para idealizar e desenvolver a metodologia de Pilates, com o objetivo de unir o corpo e a mente em um exercício.

O Pilates se tornou uma das atividades mais populares e procuradas nas academias. Somente no Brasil são aproximadamente 35 mil Studios, é o maior número desde que foi introduzido no país no começo da década de 2000.

Apesar de muito praticado, ainda é desconhecido para muitas pessoas e gera várias dúvidas. Neste post você vai conhecer o Pilates e quais são os seus benefícios para o corpo.

Princípios 

O método  se baseia em seis princípios, são eles:

  • Concentração
  • Centro da Força
  • Controle
  • Precisão
  • Respiração
  • Fluidez

Cada aula de Pilates é feita seguindo um plano que é elaborado com os objetivos e restrições obtidos na avaliação física do aluno. As aulas oferecem um grande repertório de exercícios, que são praticados com aparelhos, acessórios e no solo. Outras técnicas são associadas ao Pilates, como Rolfing,  Polestar, Feldenkrais, Power Yoga, Stretching, Fisioball, Gyrokinesis.

A variação de exercícios feita no Pilates faz com que o corpo ganhe dinamismo ao longo das aulas, proporcionando resultados rápidos e um enorme desenvolvimento corporal.

Pilates ajuda no emagrecimento

Por mais que o emagrecimento não seja o foco principal do Pilates, ele é considerado uma atividade neuromuscular, trabalha vários músculos e articulações intensamente, acelerando o metabolismo do corpo. Em uma aula de aproximadamente uma hora, é possível perder de 200 a 400 calorias. Normalmente, os resultados já podem ser vistos ao fim do primeiro mês de aula.

Ao praticar a técnica de Pilates e complementá-la com a musculação, você pode unir o gasto calórico que a musculação proporciona com a flexibilidade e concentração do Pilates. Sem dúvidas, é um ótimo método de emagrecimento.

Melhora a postura corporal

Quando falamos de uma boa postura corporal, é muito mais do que algo que melhorar a aparência. A postura corporal reflete o movimento dinâmico do corpo, e uma má postura pode gerar vários problemas de saúde afetando funções como a digestão, a evacuação e a respiração.

A correção de postura é um dos principais benefícios, já que trabalha com movimentos que envolvem o fortalecimento de articulações, melhora na coordenação motora e contribui na flexibilidade do corpo.

O método é baseado na anatomia humana, e como é utilizado o próprio peso do corpo em sua execução, não sobrecarrega a coluna e nem as articulações.

Desde o primeiro contato com, é muito importante que se tenha atenção à postura e ao posicionamento correto da pelve, coluna e membros durante os exercícios.

Também são utilizadas técnicas de respiração, gerando uma grande melhoria no sistema respiratório, aliviando as tensões, causando um relaxamento muscular e realinhamento da coluna.

Pilates pode ser praticado por qualquer pessoa

Graças a suavidade dos exercícios, uma das principais vantagens do Pilates é que o método pode ser praticado por qualquer pessoa, desde atletas de alto rendimento até idosos, pessoas com mobilidade reduzida ou gestantes.

O Pilates para idosos tem ganhado bastante adeptos, por possuir algumas variações de exercícios que proporcionam um alívio em dores crônicas. Para as gestantes, também é muito indicado, pois ajuda a manter o corpo forte e saudável durante a gravidez e a prepará-lo para o parto.

O Pilates é uma experiência completa que proporciona vários benefícios à saúde e resultados estéticos rápidos. Para aproveitar os benefícios, como qualquer outra prática de exercício físico, antes de tudo se deve procurar um médico e realizar exames.

Ficou com alguma dúvida sobre o Pilates ou tem alguma experiência com a prática? Deixe-nos um comentário.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS