HomeAconteceuModalidades de academia: escolha a perfeita para você

Modalidades de academia: escolha a perfeita para você

Algumas pessoas gostam de ir à academia para pegar pesado, seja na musculação ou em exercícios aeróbicos. Outras, preferem buscar um exercício que mais se encaixa ao seu estilo ou procuram a agitação, o dinamismo e a energia das modalidades coletivas.

Muitas modalidades de academia surgem a cada dia e elas são grandes aliadas para quem quer ter um corpo saudável sem deixar de fazer o que gosta. Preparamos uma lista de modalidades de academia que podem te auxiliar na escolha do seu exercício preferido.

Pilates

Muitas pessoas já conhecem o Pilates e seus benefícios, mas é sempre importante lembrar que ele pode ser um enorme aliado na busca por condicionamento físico. É ideal para pessoas que procuram atividades mais tranquilas, que tenham maior ligação entre a mente e o corpo.

Um dos benefícios do pilates é que ele proporciona algo que as academias e exercícios de alta intensidade não conseguem: autoconhecimento e autocontrole.

A atividade consiste em movimentos focados no desenvolvimento de músculos na região central do corpo humano. Sempre feitos em uma ordem específica, os movimentos são realizados um após o outro. É necessário muito foco na execução dos exercícios de pilates.

Os treinamentos costumam durar cerca de 45 minutos, mas é comum séries menores de exercícios em tempos curtos.

Para o objetivo de emagrecimento, realizar uma sessão de pilates acompanhada de algum exercício cardiovascular é importante.

Dança

A Dança é sem dúvida, uma das atividades mais divertidas e empolgantes que conhecemos. Além disso, ela traz muitos benefícios, tanto físicos como emocionais.

Um dos seus principais benefícios é a perda de peso. A queima de calorias proporcionada pela dança é o resultado da energia que é gasta durante a atividade. Além de ser uma atividade recreativa, a dança é um ótimo exercício cardiovascular.

A dança também melhora o humor, quando você dança, seu corpo e mente se unem nesta atividade. Com a música, ao realizar a atividade você tira da sua mente todos os problemas e somente se diverte.

Além desses benefícios, a dança melhora as suas relações sociais, por isso é ideal para pessoas que procuram atividades animadas em grupo.

Spinning

Talvez uma das modalidades de academia que mais tem feito sucesso nos últimos anos, o Spinning pode ser praticado tanto em aulas coletivas como em aulas individuais. Inspirado no ciclismo de montanha, é uma versão adaptada para a academia, proporciona uma alta queima calória, como um de seus maiores benefícios,  e o aumento da resistência cardiorrespiratória.

Sim, o Spinning trabalha a resistência do coração e da respiração, proporciona mais disposição tanto em tarefas diárias, quanto na prática dos exercícios mais pesados.

O Spinning também atua na melhora da tonificação dos músculos, principalmente os inferiores. Os quadríceps, panturrilhas, as coxas e os glúteos são trabalhados na modalidade. Alguns estímulos fazem os músculos ficarem maiores e mais fortes. Esses benefícios podem se estender também para o abdômen e braços.

Além dos benefícios da queima de calorias, aumento da resistência do coração e na tonificação dos músculos, também possui outro benefício muito importante: a praticidade. Por ser em uma academia, temperaturas altas, chuvas ou outros fatores não atrapalham a prática. O ambiente é coberto e climatizado, ideal para a prática do exercício.

Conheça mais sobre a prática do Spinning e seus benefícios!

Artes Marciais

As artes marciais são formas de combate físico que despertam cada vez mais o interesse de muitas pessoas que procuram uma atividade dinâmica para exercitar e perder peso.

  • Muay Thai: É uma atividade em que os golpes são realizados com punhos, cotovelos, joelhos e com a canela, que é usada constantemente para chutar o adversário em diversas partes do corpo.
  • Taekwondo: É uma ótima opção para a melhora do condicionamento cardiovascular.
  • Boxe: Inclui vários exercícios de alta intensidade como pular corda, corridas, abdominais, socos em sacos e golpes. Além da queima de calorias, o boxe promove uma melhora na amplitude articular e desenvolve o equilíbrio e a coordenação motora.

Alguns exercícios envolvidos no treinamento elevam a frequência cardíaca e mantém o metabolismo acelerado. Sempre no início das aulas, são feitos vários exercícios aeróbicos como aquecimento, corridas, polichinelos e saltos. As aulas possuem em média 1 hora de duração.

Por promover esses exercícios de intenso gasto calórico, são muito recomendados para quem deseja perder peso e diminuir o estresse.

Hidroginástica

A hidroginástica é uma atividade que além de ser muito prazerosa, traz benefícios para saúde em todas as idades. É um exercício aeróbico e feito em piscinas.

Normalmente, é praticado com um número grande de pessoas com músicas animadas e coreografias no ritmo dos movimentos. Os movimentos da hidroginástica proporcionam uma massagem e com isso o relaxamento muscular, feito graças a uma leve pressão hidrostática e da resistência da água. Diferente de outros exercícios intensos, a hidroginástica não causa dores posteriores, nem sensação de cansaço.

Outro ponto positivo da hidroginástica é que o praticante dita o seu ritmo. Ele controla a intensidade dos movimentos que serão executados, fazendo assim com que pessoas com ou sem um bom condicionamento físico consigam praticar o exercício.

Na hidroginástica você tem a possibilidade de exercitar o corpo todo de modo geral. Outros benefícios que a hidroginástica proporciona são o aumento da resistência muscular, da capacidade cardiovascular e cardiorrespiratória, melhora a coordenação motora, força, flexibilidade e a concentração. Além disso, a hidroginástica diminui o estresse.

Especialistas indicam os exercícios aquáticos, pois são mais divertidos, estimulantes, e o melhor de tudo: eficazes.

Essas são apenas algumas das várias modalidades que a Pratique oferece. Conheça outras e escolha a que mais se adapta ao seu estilo e comece a praticar.

Se ficou alguma dúvida sobre alguma dessas modalidades de academia, deixe-nos um comentário!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS