HomeSaúdeEntenda o que é gasto calórico e perda de peso

Entenda o que é gasto calórico e perda de peso

Está sem tempo de ler? Ouça no player abaixo.


 

É muito comum a confusão entre o que é gasto calórico e perda de peso. Tratam-se de duas coisas diferentes, mas que podem estar relacionadas. Ao contrário do que muitos pensam, o emagrecimento saudável tem menos relação com a balança do que com outros fatores, justamente por essa diferença.

Para que você possa entender mais sobre o assunto, vamos explicar do que se tratam gasto calórico e perda de peso; e como eles se relacionam com a busca por um corpo saudável e pelo emagrecimento.

Qual a diferença entre gasto calórico e perda de peso?

O gasto calórico está relacionado à caloria, isto é, a energia que o seu corpo acumula através do alimento, como uma espécie de combustível para as suas atividades. O corpo consome caloria a todo momento, até mesmo quando está dormindo. Então, se você entendeu que a caloria é necessária para a sua sobrevivência, está certo.

No entanto, caso a quantidade de calorias consumida seja maior que a quantidade de calorias gastas pelo corpo, isso resultará na sua acumulação. Seu corpo deixará essas calorias a mais na reserva, resultando naquilo que você não quer: o acúmulo de gordura.

Como tudo o que é reserva na vida, essas células de gordura só serão convocadas pelo corpo quando você precisar gastar mais calorias do que consumiu, pois, as calorias recém-consumidas serão sempre priorizadas pelo corpo.

Então, quando você quer emagrecer de forma saudável, o seu objetivo é se livrar dessa reserva de gordura. Por outro lado, perder peso não quer dizer, necessariamente, queimar gordura. O peso diz respeito a toda a composição do corpo, inclusive água e nutrientes.

Portanto, uma pessoa pode perder peso sem queimar gordura, mas isso provavelmente irá causar danos para a sua saúde. Agora, se uma pessoa investe no gasto calórico, é possível que ela perca peso e também converta a massa gorda em massa magra, isto é, o que era gordura transforma em músculo.

Como entender o gasto calórico e a perda de peso podem te ajudar a emagrecer?

Agora que você sabe a diferença entre gasto calórico e perda de peso, se a sua intenção é emagrecer, basta utilizar essa compreensão em eu favor. Em primeiro lugar, você precisa buscar saber como está o seu corpo nos quesitos massa magra e massa gorda.

Esse conhecimento irá te ajudar a compreender quanto dessa “caloria reserva” você precisa gastar por dia. Dessa forma, será possível calcular uma maneira de equilibrar o consumo calórico na sua alimentação atual com o gasto calórico para queimar mais calorias do que consome.

O emagrecimento, geralmente, é bem-sucedido a partir da combinação de uma dieta baseada nesses fatores, associada aos exercícios físicos que te ajudem a consumir as calorias a mais.

É importante ressaltar que esse processo não é milagroso. O emagrecimento saudável acontece com o tempo. É bem provável que antes de perder peso, você perderá gordura, e isso nem sempre aparece na balança de imediato.

Dessa forma, procure acompanhar o que importa: o gasto calórico. A perda de peso será uma consequência. Como sempre, a melhor forma de fazer isso é buscando o auxílio de um profissional, com bastante disciplina e acompanhando o processo corretamente.

Entendeu a diferença entre gasto calórico e perda de peso? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Pergunte aqui, nos comentários!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS