HomeSaúdeVocê sabe a diferença entre dieta e reeducação alimentar?

Você sabe a diferença entre dieta e reeducação alimentar?

De acordo com o Ministério da Saúde, de 2006 a 2016 a prevalência da obesidade no Brasil aumentou cerca de 60%. Outro levantamento chamado “Panorama da Segurança Alimentar e Nutricional na América Latina e Caribe” revelou que mais da metade da população brasileira está com sobrepeso, e a obesidade já atinge uma a cada cinco pessoas adultas no país. Essa realidade nada saudável é a causa das pessoas falarem cada vez mais sobre dietas e programas de reeducação alimentar. Você sabe qual a diferença entre esses dois métodos de emagrecimento? Então descubra neste post!

Dieta

Quem nunca fez a famosa dieta que começa na segunda-feira? Quanto tempo ela durou? A palavra “dieta” diz respeito ao regime alimentar de uma pessoa, ou a cota habitual de alimentos e líquidos que ela ingere. Para muitas pessoas, porém, o significado atualmente está diretamente relacionado a uma grande restrição alimentar para perder peso em pouco tempo.

Para muitas pessoas, a dieta não funciona. Isso porque não há o acompanhamento de um profissional da saúde durante o processo. Apenas com a ajuda de quem realmente entende do assunto é possível estabelecer um método que se adeque ao seu organismo e aos seus objetivos. Além disso, as “dietas milagrosas” têm efeito limitado: o peso que se perde em um curto espaço de tempo é rapidamente recuperado. Isso acontece porque, assim que percebe resultados visíveis, a pessoa interrompe o processo, voltando à rotina normal.

Reeducação alimentar

A redução calórica faz com que, no fim do dia, o organismo tenha consumido muito mais energia do que a quantidade que foi consumida pela alimentação. É isso que causa o emagrecimento. Esse processo, no entanto, não se resume apenas a comer menos. É preciso reeducar a alimentação e os hábitos diários, aí que entra a reeducação alimentar.

Ao invés de focar na quantidade de alimento que é ingerido, a reeducação foca na qualidade da alimentação. Isso porque as proteínas, minerais, vitaminas, fibras, gorduras e carboidratos é que garantem o funcionamento saudável do nosso corpo, e por isso não devem ser cortadas. É preciso, ainda, eliminar os excessos e os alimentos que são prejudiciais à saúde, como as frituras e os industrializados.

[newsletter-shortcode]

Como combater a obesidade?

Além de uma alimentação saudável, uma vida longe da obesidade requer outras práticas saudáveis. A realização de atividades físicas frequentes, garante a queima de calorias, melhora a capacidade cardiorrespiratória e previne doenças. Além disso, uma boa noite de sono também é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Evitando a obesidade, você contribui para uma vida mais saudável.

A reeducação alimentar é um processo contínuo e muito mais profundo que uma simples dieta radical. Por isso, tem efeitos mais expressivos não apenas na manutenção do peso, mas também em todo o funcionamento do organismo. Qual a dieta mais radical que você já fez? Já tentou fazer a reeducação alimentar? Compartilhe conosco as suas experiências!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS