HomeAconteceuComo começar a fazer exercícios físicos? 4 dicas para você parar de...

Como começar a fazer exercícios físicos? 4 dicas para você parar de procrastinar!

O início é sempre difícil para quem deseja ter uma vida saudável e começar a fazer exercícios. As mudanças de hábitos muita das vezes é um dos desafios, e é preciso força de vontade para vencer os desejos.

A procrastinação é um comportamento natural do ser humano, no entanto, é muito prejudicial quando começa a impedir que você tenha uma rotina de atividade física.

Normalmente, é necessário um tempo para que o seu corpo se acostume com um novo hábito, porém, antes disso, é preciso persistir e resistir aos velhos hábitos. Temos um post especial com  Dicas para você que está voltando a fazer exercícios físicos após um tempo parado. Além disso, preparamos algumas dicas de como vencer a procrastinação e começar a praticar exercícios físicos.

Como começar a fazer exercícios físicos? Tenha uma rotina!

Tão importante quanto começar, é continuar. Manter uma rotina de treinamentos é fundamental para quem quer saber como começar a fazer exercícios e ter resultados. Escolha um horário que seja o melhor para você e se mantenha firme. Ir à academia sempre no mesmo horário evita que você possa adiar o seu compromisso e por algum motivo faltar ao treino.

Não desanime com as dores

As dores sentidas de 24 horas até 48 horas após a prática de qualquer atividade física são chamadas de “dores tardias.” Elas acontecem por conta de uma microrruptura nas fibras musculares e no tecido conjuntivo, causando assim um processo de inflamação.

Essas dores são normais, e sempre passam rápido, porém são suficientes para desmotivar e fazer você faltar na academia. É importante manter a regularidade no início para que assim o corpo se acostume a prática de exercícios.

Dores musculares pós-treino estão diretamente ligados a intensidade dos exercícios. Respeitar os limites no início é muito importante e ajuda a diminuir as dores.

Tenha sempre acompanhamento profissional

Converse com seu professor! Ele irá te orientar sobre a intensidade do treinamento e dar o suporte para saber como começar a fazer exercícios. Iniciar um treinamento sem a orientação de um profissional pode causar lesões musculares, ósseas e ligamentares, além de riscos ao sistema cardiovascular. Faça sempre questão de ter um acompanhamento profissional e tirar todas as suas dúvidas, é de extrema importância.

Comece devagar

Antes de tudo, não dispense um aquecimento. Utilize de cinco a dez minutos do seu tempo para aquecer, pode ser muito importante na hora do treino, principalmente em dias frios, ajudando na flexibilidade dos músculos durante o treinamento.

Comece sempre por atividades de baixo impacto. Atividades de alto impacto já nos primeiros dias de treinamento podem ocasionar sobrecarga dos músculos, tendo assim um maior risco de lesões.

Ao longo do tempo, seu corpo irá se acostumar e você terá aumento da intensidade do treinamento. Isso deixa a atividade mais interessante, seu corpo age como se estivesse sendo desafiado a conseguir executar aquele exercício, com aquele peso, ou um número de séries em um determinado tempo. Porém, no início é melhor não exagerar.

Ficou alguma dúvida sobre as dicas de como começar a fazer exercícios? Deixe-nos um comentário.

Se você procura uma academia de qualidade e com preços acessíveis, conheça a Academia Pratique Fitness.

[ebook-shortcode]

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS