HomeAconteceuQuantas vezes por semana devo malhar para perder peso?

Quantas vezes por semana devo malhar para perder peso?

Uma dúvida muito comum entre pessoas que estão planejando iniciar as atividades físicas com o objetivo de emagrecer é “quantas vezes por semana devo malhar?”. Afinal, existem diferentes teorias sobre o assunto e nada como ter um ponto de partida definido.

Você vai encontrar diferentes respostas para essa pergunta por aí, no entanto, é interessante pensar sobre algumas questões antes de aceitar uma resposta qualquer para essa pergunta. Vamos começar por um exemplo.

Pense bem: se uma pessoa quer emagrecer 10 quilos e outra quer emagrecer 2, será que elas terão que malhar com a mesma intensidade? Seriam indicados os mesmos exercícios? Será que uma resposta a essa questão, ainda que existisse uma “fórmula” garantiria que elas emagreceriam?

Essas questões provavelmente te fizeram entender que quando você pergunta “quantas vezes por semana devo malhar para emagrecer?”, você não está fazendo a pergunta certa. E, vamos combinar, pode ser bem frustrante, de repente, começar a malhar X dias, manter todo um esforço e não ter resultados.

É esse tipo de coisa que faz muita gente parar no meio do caminho… Para que isso não aconteça com você, vamos te dar algumas dicas que são realmente importantes para te ajudar a emagrecer que, inclusive, vão te ajudar a entender quantas vezes você terá que malhar por semana.

1. O “peso” nem sempre é a melhor referência para entender quantas vezes por semana deve malhar

Como você já deve saber, o seu corpo é composto por ossos, água, músculos, sangue, gordura e por aí vai. Tudo isso faz parte do seu peso! Além disso, o peso pode variar, por exemplo, devido à retenção de água ocasionada por alguma questão fisiológica.

Então, o peso sozinho não é boa referência para estabelecer metas de emagrecimento… O negócio é saber a gordura “extra” que está acumulada no seu corpo e que não está te fazendo bem.

Emagrecer de forma saudável significa queimar gordura e fortalecer os músculos e não apenas perder peso. Por isso que a prática de exercícios deve ser combinada com uma boa dieta. Para os dois casos, você precisa conhecer o seu corpo antes de definir o que funcionará melhor para ele e depois pensar em quantas vezes por semana deve malhar.

2. É preciso respeitar o corpo e condicioná-lo aos poucos

Pular do sedentarismo para uma prática frenética de exercícios só vai resultar em exaustão e frustração. Para que o processo de emagrecimento se consolide, é necessário tornar os exercícios um hábito e o corpo precisa ser condicionado aos poucos.

Portanto, comece devagar, respeitando seus limites. Você só vai conseguir, realmente, manter uma prática de atividades físicas se ela for agradável para você. Faça isso e perceberá que os benefícios vão muito além do emagrecimento.

3. Malhar é bom, mas malhar certo é bem melhor

Na tentativa de emagrecer e ter uma boa saúde física, não adianta acabar arrumando um problema na coluna ou algo do tipo, concorda? Existem formas corretas de malhar e, como foi falado, também é necessário respeitar os limites do seu corpo.

A ajuda de um profissional ou entrar em uma academia é a melhor forma de aprender a malhar corretamente, evitando arrumar mais um problema enquanto tenta combater outro e determinar quantas vezes por semana você deverá malhar.

4. Emagrecimento da noite para o dia, vai embora da noite para o dia

Dietas milagrosas e programas de exercícios que prometem um emagrecimento instantâneo podem até funcionar temporariamente, mas depois, a tendência é que o “peso perdido” volte. Daí, todo o esforço investido terá sido em vão. Não vale a pena!

Tenha paciência e procure seguir cada passo do processo de emagrecer. Combine diferentes práticas que podem ajudar nisso para dar uma acelerada, tudo bem, mas não exagere. Caso contrário, vai ser difícil manter.

Então, como fazer tudo isso para emagrecer de forma sólida, com saúde e, finalmente, se resolver com a pergunta “quantas vezes devo malhar por semana?”. Vamos te dar algumas sugestões:

Substitua a balança comum pelo exame de bioimpedância, pois ele vai te mostrar o que interessa e ajudar a definir um programa honesto de exercícios e alimentação;

Acredite em profissionais da saúde! Nutricionistas, endocrinologistas e outros profissionais te ajudarão muito mais do que qualquer dieta milagrosa;

Invista em uma boa academia e, se possível, também em um personal. Isso vai te ajudar a malhar corretamente e definir por quanto tempo e quantas vezes na semana deve malhar em cada momento do seu progresso.

Bom, é isso! Quer saber mais sobre o assunto? Comece por aqui, entendendo a diferença entre gasto calórico e perda de peso em nosso artigo!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS