HomeAeróbicaAcademia: Qual o melhor horário para malhar?

Academia: Qual o melhor horário para malhar?

Uma das grandes dúvidas de quem começa a praticar exercícios físicos em academia é qual o melhor horário para malhar. O período mais indicado vai depender dos seus objetivos e da sua rotina. Ficou curioso? Neste post, falaremos sobre esse assunto. Confira!

Qual o melhor horário para malhar?

Manhã

Quem faz exercícios matinais tem a grande vantagem de despertar o organismo mais cedo e ganhar mais disposição para o restante do dia. Essa energia é bastante útil para tirar o maior proveito possível das atividades. Além disso, treinar logo cedo ajuda a criar o hábito de se exercitar sempre no mesmo horário. Como grande parte dos hormônios do corpo são liberados pela manhã, malhar nesse horário garante que os efeitos sejam potencializados. Por isso, é o período ideal para quem quer ganhar massa muscular.

Para malhar de manhã, no entanto, é preciso redobrar a atenção com a alimentação. Isso porque, após uma boa noite de sono, o corpo precisa de uma refeição adequada para que o alto consumo de glicose e nutrientes causado pela atividade física, não provoque fraquezas ou desmaios. O ideal é que uma hora antes de malhar você faça uma refeição balanceada. Com doses saudáveis de carboidratos, proteínas, fibras e gorduras.

Tarde

O período vespertino costuma ser bem tranquilo para quem faz atividades físicas, pois geralmente até o fim da tarde a academia está mais vazia. Além disso, é um período no qual o corpo tem mais força em virtude de uma série de fatores metabólicos e hormonais. Nesse período a temperatura do corpo está mais alta, o que é uma vantagem para quem precisa queimar gorduras. Mas atenção: malhar logo após ter feito refeições pesadas não é indicado.

[newsletter-shortcode]

Noite

O período noturno é um dos preferidos para muitas pessoas que frequentam a academia de ginástica. Isso porque com a rotina corrida e apertada, é o único horário encontrado para malhar. Essa é uma ótima prática para aliviar o estresse acumulado do dia, mas pode ser um problema para algumas pessoas com dificuldade para dormir. Adrenalina, endorfina e cortisol, substâncias produzidas durante a realização de exercícios físicos, geram euforia. Por outro lado, o cansaço gerado pelas atividades faz com que outras pessoas consigam pegar no sono mais facilmente.

De qualquer forma, o indicado é treinar de 2 a 3 horas antes do horário de dormir. Isso garante que haverá tempo suficiente para que o corpo desacelere, volte à temperatura normal e você consiga dormir, possibilitando a recuperação dos músculos.

Independentemente do melhor horário para malhar, a prática regular de atividades físicas é benéfica para corpo e mente. O período mais indicado para malhar vai depender do tempo que você tiver disponível e o objetivo dos exercícios. Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Comente abaixo.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS